Guten Morgen !
Aqui na nossa Bela e Santa Catarina, mês de outubro, é sempre agitado. Como toda boa descendente de alemães, não posso e tampouco devo negar minhas raízes. Eu adoro o chope, a comida típica alemã, a música, a dança e a nossa famosa Oktoberfest.
A moda por lá são os trajes típicos alemão ou germânicos, o popular traje de frida e fritz, inspirados no vestuário dos imigrantes alemães que aqui chegaram há muito tempo. Cada região da Alemanha tem um tipo específico de traje. Alguns são usados no cotidiano e outros são especiais para vestir nas festas. Como na Alemanha o clima é frio, os trajes são mais pesados, com muito tecido. Diferentemente no Brasil, que faz calor, os trajes passaram por algumas adaptações climáticas, tais como tecidos mais leves e blusas de manga curta.
DICAS DE COMO USAR TRAJE FRIDA OU TRAJE TÍPICO ALEMÃO NA OKTOBERFEST. (DIRNDL)

Mas, não pensem que é só colocar um vestidinho e pronto! Existem regras para a composição do traje típico alemão (Dirndl).
QUER SABER QUAIS AS REGRAS DO TRAJE DE FRIDA PARA A OKTOBERFEST? #FICAADICA
VAMOS ÀS REGRAS BÁSICAS PARA O TRAJE ALEMÃO FEMININO (FRIDA):
- Saia e colete ou vestido, com comprimento abaixo do joelho, da cor da sua preferência;
- Blusa branca, manga curta ou comprida, de acabamento com renda (de preferência bufante);
- O avental deve combinar com o restante da roupa (quatro dedos acima da saia);
- Meia branca até o joelho ou polaina;
- Sapato preto, fechado;
- O cabelo deve estar preso (trança ou coque); as moças solteiras podem usar a tiara enfeitada ou flores com o cabelo solto;
- O uso do chapéu depende do traje, assim como a cor;
- Como acessório, pode ser usado colar e um brinco discreto;
- A maquiagem deve ser leve.

Atenção Fridas ao adaptar os trajes! Saias e vestidos muito curtos (ou micro algumas vezes) e decotes exagerados tiram a essência do traje: a tradição germânica.

Só falta mais uma informação: o lado do laço! É isso mesmo Fridas! Segundo a tradição germânica, as Fridas que usam o Dirndl (conjunto formado por um vestido rodado, blusa branca rendada e avental), o traje típico da região da Bavária, no sul da Alemanha o laço deve ser amarrado de acordo com o “estado civil”, assim:
- Laço para frente:se você é virgem, pura;
- Laço para trás:se você é viúva, ou caso tenha perdido seu companheiro (no meio da costas);
- Laço para esquerda:se você é solteirinha e está em busca de alguém; e
- Laço para direita:se você tem um Fritz para chamar de seu.



Muito bem, agora você já sabe como se vestir adequadamente, ficar bem bonita para se divertir e quem sabe encontrar um Fritz na para chamar de seu! Aproveitei minha passagem por Munique para comparar o meu Dirndl.
Tschüss!
👉Tem post do meu roteiro de 6 dias em Munique. Clique aqui!
Até breve. Gi

info
O município de Blumenau, em Santa Catarina, tem até uma Lei Municipal que dispõe sobre o acesso de pessoas de pessoas vestidas em trajes típicos aos eventos culturais promovidos pelo município? (Lei Municipal n. 7.886, de 10 de setembro de 2013).



