Viagem à Escócia. Roteiro de 5 dias pelas lendárias terras do tradicional Tartan.

EDIMBURGO tradição intelectual e literária.

Esse era um destino que eu sabia que iria gostar!

Edimburgo é uma cidade formidável, com muitas atrações de alta qualidade e bela arquitetura. Cada cantinho da cidade sugere um cenário de filme. Cheia de história medieval com castelos, numerosos museus, belos parques, bons restaurantes e muitos cafés e pubs. Edimburgo é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995 por sua herança literária.

O lugar em que nos hospedamos era a cara de Edimburgo, muito charmoso, tranquilo com um jardim lindíssimo. Nosso anfitrião e sua família foram muito atenciosos.

É difícil não se encantar por Edimburgo.

VICTORIA STREET

Uma das ruas mais fotografadas de Edimburgo, a pitoresca Victoria Street, nomeada em homenagem à Rainha Vitória revela um encanto atemporal. A elegante curva da rua acrescenta um toque de capricho ao seu esplendor arquitetônico.

Além da graciosidade, esta é uma rua super animada e movimentada pois dizem por aí que a rua é inspiração para o Beco Diagonal do livro Harry Potter. E aí, achou parecido?

Também nessa rua está o Museum Context: Retailer of Harry Potter Merchandise, eu não fui pois sempre tem filas em frente a loja!

CASTELO DE EDIMBURGO

O Castelo de Edimburgo é sem sombra de dúvidas a principal atração da cidade. Situado sobre a sua poderosa rocha ígnea de um vulcão inativo, são vários os pontos da cidade em que podemos admirá-lo. Esta bela fortaleza foi o lar de reis e rainhas durante muitos séculos, dentre eles, a Rainha Margarida que morreu no castelo em 1093 e foi canonizada posteriormente. No interior dos muros do castelo está o edifício mais antigo de Edimburgo, uma capela em homenagem a Rainha Margarida, construída por seu filho o Rei David I. Desde o final dos anos 1500 a presença militar permanece ininterrupta, o Castelo de Edimburgo ainda hoje é uma base militar ativa.

Dentro do espaço do castelo tem tantas atrações que vale a pena deixar um dai todo para conhecer todos os cantinhos com tranquilidade. Além é claro de assistir a troca da guarda e o disparo do canhão que acontece todos os dias as 13h.

MONS MEG

A troca da guarda sempre é uma atração disputadíssima pelos turistas, mas existe outra atração também muito aguardada no Castelo de Edimburgo: o Mons Meg. Um canhão gigante que poderia disparar uma pedra de 160 quilos por 3 km, que é disparado todos os dias às 13h!

Infelizmente não consegui assistir ao disparo. Cada castelo tem um charme especial para encantar seus convidados. Não tem coisa mais legal do que chegar em um castelo e ver mais do que instalações, os cômodos e objetos reais.

Ao lado dos canhões tem uma cafeteria com vários quitutes e um cafezinho saboroso para recarregar as energias e continuar a bater pernas pelo castelo.

PRINCESS STREET GARDENS

Descendo a colina do castelo encontramos o lugar mais lindo de Edimburgo: Princess Street Gardens. Esse magnífico parque separa a cidade velha da nova, e foi criado em 1820 após a drenagem do rio Nor Loch. Os jardins são compostos por dois parques adjacentes, East Princes Street Gardens e West Princes Street Gardens. Sem dúvida é parada obrigatória no centro de Edimburgo.

Esse foi escolhido o meu lugar favorito em Edimburgo. Esses dois parques são espetaculares e excessivamente fotográfico. Em qualquer ponto que apontar a câmera, a fotos fica linda. Minha vontade era ficar sentada nesses jardins o dia inteiro.

EDINBURGH STREET FOOD

Um espaço bem bonito, aconchegante e com diversificadas refeições e bebidas. Sim, um dos meus programas favoritos: os food halls. Edinburgh Street Food é um ambiente descontraído, convidativo e um verdadeiro paraíso gastronômico.

O espaço além contagiante é tudo muito simples. Os pedidos de comidas e bebidas são feitos online por meio de um QR code na mesa, todas para compartilhar.

Esses locais sempre tem uma energia alegre, tem estruturas modernas, comidas e bebidas locais e muita gente diferente.

CALTON HILL

A vista do castelo é linda, mas a vista da Calton Hill é espetacular. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, Calton Hill é uma colina vulcânica com uma coleção de monumentos e oferece fantásticas vistas panorâmicas da cidade.

No topo da colina estão monumentos que fazem com que Calton Hill receba o nome de “Atenas do Norte”. O Monumento Nacional foi criado para homenagear os falecidos nas Guerras Napoleônicas, o observatório astronômico de Calton Hill e o Monumento a Nelson foi construído em homenagem ao Vice-Almirante Nelson depois da sua vitória e morte na Batalha de Trafalgar.

Depois de subir os 170 degraus da torre, você pode observar a cidade do ponto mais alto. É uma subidinha íngreme, mas a recompensa é fantástica.

CATEDRAL ST. GILES

A Catedral de St. Giles foi fundada pelo Rei David em 1124. A importante Catedral foi o cenário de notáveis ocasiões de estado, como o recente velório da falecida Rainha Elizabeth e também onde o rei Charles III recebeu as Honras da Escócia.

O que me chamou a atenção nessa catedral foi o altar. É comum nós entrarmos em igrejas e conseguir ver o altar ao fundo, mas nessa catedral o altar está no centro! Eu já visitei muitas igrejas em vários países e, não tenho certeza se eu não reparei isso em outras, mas eu fiquei encantada. A bela catedral em estilo gótico, está situada na Royal Mile, entre o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyroodhouse. Reza a lenda que St Giles era um homem simples que morava nas florestas e que tinha como companhia um cervo. Certo dia o rei dos Visigodos em meio à sua sessão de caça mirou o cervo, mas não acertou o animal, encontrou St. Giles com a flecha cravada em sua mão abraçado ao cervo. Que tristeza essa história.

THE ELEPHANT HOUSE

Boas e charmosas cafeterias não faltam em Edimburgo. Mas uma delas é muito notável por lá: The Elephant House. Um dos livros mais lidos do mundo teve alguns de seus capítulos escritos lá. Sim, JK Rowling escreveu Harry Potter nessa cafeteria e foi fácil entender o porquê! O ambiente é acolhedor, o café e os doces são saborosos e os preços não são diferentes dos outros cafés. E o mais legal é a venda da famosa cerveja (já aviso que é sem álcool) amanteigada do Harry Potter, assim como fotos da escritora. Comprei a cerveja e trouxe para casa, mas ainda não tive a coragem de abrir para degustar. Ahhhh, não me julguem a embalagem é tão bonita.

Dentro da cafeteria tem um espaço com a mesa, cadeira e objetos que teriam sido usados pela JK Rowling enquanto frequentava o aconchegante café.

SCOTISH WHISKY EXPERIENCE

O que não pode faltar quando pensamos na Escócia? Sim, Whisky.

Como eu não sabia nada sobre a bebida, fui pesquisar porque existem duas escritas para a bebida e encontrei a seguinte explicação: as bebidas americanas e irlandesas recebem “e” em sua ortografia whiskey. Enquanto as de origem escocesas, japonesas e canadenses permanecem sem o “e” whisky.

Imbuída desse “vasto” conhecimento, fui até o Scotish Whisky Experience degustar a famosa bebida. Fiz o tour para iniciantes, claro! Uma visita guiada, onde aprendi sobre as diferentes regiões da Escócia e tive a oportunidade de degustar um uísque escocês single malt diante da maior coleção de uísque escocês do mundo.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 A coleção de quase 4.000 garrafas que pertenceu ao brasileiro Claive Vidiz.

Curiosidade: Vocês lembram aquele antigo costume de dar um pouco da bebida para o Santo? 😂😂😂😂 Pois na Escócia eles oferecem para os anjos! A parte do anjo é o uísque perdido por evaporação durante o processo de envelhecimento. Estima-se que sejam 2% por ano de Whisky evaporado. Este uísque que evapora no ar e perfuma o armazém foi apelidado de angel’s share.

SLÀINTE MHATH! Saúde! (de “boa saúde” em gaélico)

DEVIL’S ADVOCATES PUB

Não poderia faltar um pub escocês tradicional nesse perfil.  Fui ao Devil´s Advocate que ficava toda hora aparecendo na minha rota! O pub está localizado no Advocates Close que é um beco estreito e íngreme no centro de Edimburgo. Instalado em uma antiga casa de bombas vitoriana, o pub também tem um restaurante. Por causa dos filmes, eu sempre achei que os pubs eram lugares lotados com som de televisores altos e pessoas falando alto, mas a minha experiência nesse pub foi diferente. Ambiente bem familiar e tranquilo. Gostei!

Aviso: tem muitas escadas para acessar o pub!

Até breve. Gi

top spot

A rede de cafeteria Costa Coffee foi a que eu mais gostei. Cheguei a comprar no mercado o café da marca para poder tomar pela manhã durante a viagem.

feelings

Visitamos Edimburgo em maio de 2024. Não use beer para pedir cerveja, use a palavra pint. As cervejas são muito saborosas, mas o whisky é o mais famoso por lá. O pint tem capacidade para 568ml. Você também consegue pedir cervejas em half-pint (metade), two-thirds pint (⅔) e one-third pint (⅓).

info

O transporte público foi de super fácil utilização. Usei o cartão de viagem ou cartão em moeda estrangeira para pagamento na entrada e voilà, tudo funcionou sem problema algum. O valor do ticket era único independente de você descer duas paradas após a subida ou até o final do trajeto.

Para quem gosta de comprar coisinhas tradicionais, repare que o Tartan, tradicional tecido xadrez em lã tem várias padronagens. Isso é porque cada cor e padrão específico representa uma família ou um Clã. Não é um problema para mim, mas vai que você compra uma Tartan da família rival a sua!

Para os amantes de cosméticos e afins, faça cadastro (tem muitos descontos bons) e sempre que passar pela frente entre na Boots e Superdrug. Já os mercados ou supermercados meu preferidos foram o Lidl e o Tesco Extra. Se quiser comprar um whisky com preço justo, deixe para comprar nesses mercados.

Deixe um comentário