GLASGOW a vibrante e musical cidade escocesa.
Vale a pena um bate e volta de Edimburgo à Glasgow?
Eu não tenho certeza se eu já havia ouvido falar de Glasgow dos filmes ou dos vídeos sobre viagens que eu vi, só sei que eu queria conhecer a cidade e logo que eu comecei a fazer o meu roteiro separei um dia para ela.
Glasgow tem atrações para todos os gostos. Tem ciência e tecnologia, história, cultura, música, ruas de compras, parques e gastronomia em constante expansão.
O passeio a partir de Edimburgo foi de ônibus durou um pouco mais de 1 hora. No banco do ônibus encontramos cabide, luz, local para colocar o celular, carregamento por indução e por cabo e a já conhecida mesinha para os lanchinhos. Achei super legal, não sei se já temos nos Brasil. (espero que sim!)
Paramos na Buchanan Bus Station em frente a Buchanan Galleries e logo a Buchanan Street, praticamente o centro comercial de Glasgow.


BUCHANAN STREET
Localizada no centro da cidade de Glasgow, a Buchanan Street vai da George Square até a junção da Argyle Street e St. Vincent Street. Ponto alto do comércio da cidade, a rua abriga uma variedade de lojas de alto padrão, além de restaurantes e cafés. Um pequeno giro e você pode admirar a bela arquitetura vitoriana dos construções, alguns artistas de rua, a estação ferroviária Glasgow Queen Street e o Glasgow Royal Concert Hall.



GEORGE SQUARE
Caminhando a partir da Buchanan Street até a próxima atração esbarrei na George Square. A praça tem seu nome em homenagem ao Rei George III e abriga o grandioso palácio Glasgow City Chambers. No centro da praça podemos avistar uma coluna com 28 metros de altura que presta homenagem ao renomado autor Walter Scott.




CATEDRAL DE GLASGOW
A belíssima e imponente catedral estilo gótico começou em 1136 e levou cerca de 350 anos para terminar. E eu infelizmente não consegui admirar o interior pois estava fechada na período que eu escolhi para a visita. A fachada da construção é muito bonita e nos arredores com parques e praças, torna a localidade um lugar tranquilo de caminhar.








NECRÓPOLE DE GLASGOW
Visitar cemitério não é o meu passeio favorito, na verdade eu não gosto. Mas esse cemitério em particular tem uma linda vista da cidade. A Necrópole está em uma colina a poucos passos da Catedral de Glasgow. É um cemitério-jardim vitoriano repleto de arquitetura renascentista, esculturas e para quem gosta, também tem visitas guiadas com histórias fascinantes. Respeito a história, mas gostei mesmo só da vista!







DRYGATE BREWING CO
Eu não sei porque, mas no meu caminho sempre tem uma cervejaria. 😂 Paradinha estratégica para o almoço na cervejaria que está instalada em uma antiga fábrica de montagem de caixas e serigrafia retratando o passado industrial de Glasgow.
Está disponível tour degustação, mas eu optei somente pelo almoço e uma cerveja para harmonizar.








TENNENT’S WELLPARK BREWERY
Já que estou aqui e tinha outra cervejaria no caminho… Precisei aproveitar! Dizem que essa é a cerveja favorita dos escoceses.
Diferente da cervejaria anterior a Tennent’s tem mais de 450 anos e é rica em história cervejeira. Infelizmente não consegui realizar o tour oficial pois deixei para comprar na hora e estava lotado. Mas pude conhecer parte das instalações do Tennent’s Visitor Centre. Na parte do Tennent’s Story Heritage Centre tem muita história, muitos artefatos coletados desde os primeiros dias de fabricação de cerveja, e também, o que eu achei mais legal, antigas campanhas publicitárias cervejeiras e antigos designs de latas.
Claro que deu tempo de degustar algumas cervejas, passar pela lojinha e comprar souvenirs. Para que curte, eles tem uma impressora 3D para personalizar seu copo de cerveja da Tennent’s. Adorei o local.



















Após esse passeio maravilhoso por Glasgow retornei caminhando para a Buchanan Street, antes de partir, uma parada estratégica no Caffé Nero. Eu havia incluído algumas outras atrações em Glasgow, mas infelizmente não tive pernas e disposição para todas.
Glasgow é a maior cidade da Escócia e conta com muitas opções culturais e dizem que é um bom destinos para comprinhas. Glasgow tem sido chamada de “capital cultural da Escócia”.
Até breve. Gi

top spot
A Tennent’s foi o meu lugar preferido na cidade. Não conhecia a cerveja e as que eu tive a oportunidade de degustar eram muitas saborosas. Cada litro da cerveja Tennent’s Lager contém apenas 100% cevada escocesa, os melhores lúpulos e a água mais fresca do Lago Katrine. Eu fiz uma surpresa para o meu irmão que tem a inicial do nome a letra “T” (o copo tem um T enorme) e trouxe um copo personalizado de presente.

feelings
Visitei Glasgow em maio de 2024. Se tem uma coisa que eu aprendi no Reino Unido é não esquecer de agendar as atrações. Fiquei sem conhecer o interior da Catedral de Glasgow e sem realizar o tour da cervejaria Tennent’s.

info
Sobre a degustação das cervejas, a nossa famosa “régua de degustação” é chamada de: Beer flight.
