Viagem à Escócia. Roteiro de 1 dia Highlands.

HIGHLANDS cenários de filmes e paisagens memoráveis.

Quando imaginamos ir a Escócia, logo vem ao pensamento as belas Highlands e seus famosos cenários cinematográficos.

Um breve resumo sobre a Escócia: o mapa do país era dividido em terras altas e terras baixas (Highlands e Lowlands). As Highlands são a região montanhosa do país que eram habitadas pelos gaélicos. Após períodos de muitas disputas, esvaziamento das terras e o quase desaparecimento da língua gaélica, a rainha Vitória resgatou os dias de glória da região e também colocou a cultura highlanders nos trending topics da época

Como é uma região grande, há várias opções de locais entre vilas, cidades, lagos, vales, ruínas, montanhas e castelos para conhecer. Cito algumas cidades e vilarejos: Inverness, a capital das Highlands; Glencoe; Fort William; Fort Augustus; Loch Ness, o famoso lago do monstro Ness; Urquhart Castle, um castelo famoso por uma fábula sobre um monstro que vive sob a sua superfície; Glenfinnan Viaduct, o viaduto ferroviário de Harry Potter.

Eu não poderia deixar passar a oportunidade de conhecer as famosas Highlands, em gaélico escocês A’ Ghàidhealtachd, e acordei cedinho para fazer um bate e volta a partir de Edimburgo.

LOCH NESS EXPLORER

O passeio escolhido foi o Loch Ness Explorer. Aviso: é uma viagem longa. Nosso passeio inicia-se na sede da empresa, bem no centro da cidade e todo o trajeto foi feito de ônibus. Edimburgo nem bem ficava para atrás e já vislumbramos pela janela as lindas paisagens escocesas.  

A primeira parada foi na cidade de Callander, estava chuviscando um pouco e como era domingo a maior parte da cidade estava fechado. Caminhamos alguns passos até uma cafeteria, entramos numa lojinha de souvenirs e paramos em frente a uma igrejinha. Tudo muito bucólico.

Uma rápida parada em Loch Tulla com aquele cenário espetacular de filme escocês. Agora eu entendo porque tantos filmes são filmados por aqui. Num giro de 360 graus, só paisagens deslumbrantes. Assim fica difícil a vida do turista, Escócia!  

E falando em cenário de filme, continuando a viagem passamos pelo por Rannoch Moor, o local das filmagens de James Bond, Skyfall. Pena que dessa vez, não paramos.

O Vale de Glencoe foi a terceira parada do dia. Meu marido merece o troféu da paciência, pois eu devo ter feito umas 50 fotos só nesse local! Se você não gosta de foto, sinto muito! Eu não sei se vocês têm isso, mas tem lugares que eu me sinto em paz. Morros, vales, lagos, quilômetros desabitados, silêncio, cores vivas que parecem Qled, 4K, sei lá mais o que, de tão perfeito e harmonioso que é a vista do horizonte.

É uma região imperdível! Juro que eu vi até a tela de plano de fundo da Microsoft.

Enfim chegou a parada mais sinistra da viagem: Loch Ness! Quem nunca ouviu a famosa história do Lago Ness e seu mostro Nessie? (Se você não escutou, por favor faça uma busca na internet!) A parada foi em Fort William uma cidade localizada perto do Lago. Aqui “almoçamos” sanduíches e chips (coloquei o almoço em aspas, porque para mim sanduíche não é almoço) e depois fomos pegar o barco para passear pelo Loch Ness e encontrar Nessy.

O Loch Ness é o segundo maior lago da Escócia, profundo e de água doce que se estende por aproximadamente 37 quilômetros ao sudoeste de Inverness. O cruzeiro de barco leva cerca de 50 minutos e é bem legal, mas na minha humilde opinião, não é nada demais perto de outros passeios de barco que já fiz. Você precisa entrar logo no barco para pegar um bom lugar e durante o trajeto muitas informações técnicas e históricas sobre o lago são fornecidas. A bordo do barco tem bebidas e comidinhas. Ah! Quase ia me esquecendo de contar. Nessie está lá, eu vi! Tenho registro para comprovar.

Eu queria muito dar uma voltinha na cidade para conhecer pois me pareceu uma cidade encantadora, mas não deu tempo. Almoçar, ir ao toilette (tinha uma fila interminável) e embarcar no barco quando voltamos já era a hora de entrar no ônibus e voltar para Edimburgo.

Durante todo o passeio tivemos a companhia de um áudio guia em português com muita história e informações. Já estou sabendo todas as fofocas sobre Willian Wallace. (Nobre cavaleiro escocês que se tornou um dos principais líderes da guerra de independência da Escócia)

O que eu posso dizer mais desse passeio? Eu sei que ocorreram muitos massacres horríveis nessas terras, lá em mil e tantos guaranás de rolha, mas olhando toda essa beleza natural, eu até consigo entender porque eles brigaram tanto por essas terras. (Não sou a favor de guerras) A Escócia é de fato um país riquíssimo em belezas naturais. Nenhuma fotografia ou vídeo faz jus ao esplendor das Highlands.

Até breve. Gi

 

top spot

As paisagens da região das Highlands são únicas. De fato as fotografias não conseguem demostrar toda a beleza desse lugar.

feelings

Vale a pena um bate e volta de Edimburgo à Highlans? Sinceramente não. A região é longe de Edimburgo por isso ficamos a maior parte do tempo dentro do transporte. O tempo de parada na cidade, que seria auge do passeio, é curtíssimo, ou você faz o passeio de barco ou fica perambulando pelo centrinho da cidade. Comparando com outros passeios de barco que já fiz, esse foi bem sem graça. O melhor do passeio foi o adesivo do Nessie colado nos vidros do barco. Se você quiser mesmo conhecer as Highlands, eu diria para ficar hospedado por lá um ou dois dias, pois o passeio seria mais proveitoso.

info

Fiz esse passeio em Maio de 2024. Tour foi com a empresa Highland Explorer Tours e o valor foi 95 euros por pessoa, com: áudio guia em português e um sanduiche + chips como almoço.

 

 

 

Deixe um comentário