LONDRES moderna e histórica.
Sempre ouvi a seguinte frase: tu vais adorar Londres! Será? Só indo para comprovar. #partiu
Quando eu planejo minha viagem procuro outros lugares próximos para visitar otimizando a viagem. Como eu estava na Escócia adivinhem como eu fui para a Inglaterra? YES… de trem! Como muitos já sabem eu adoro passear de trem.
No trem de Edimburgo para Londres os assentos com mesas, que foram os escolhidos por mim, tinham carregadores por indução e por cabo. Adoro essa tecnologia toda! O trajeto foi feito em 6 horas, com algumas paradas e nenhuma troca, e deu para descansar.





A cosmopolita Londres tem atrativos para todos os gostos. Muitos museus, gastronomia variada, parques belíssimos, estádios de futebol moderníssimos (a Inglaterra é o pais que inventou o esporte), pubs, compras para todos os bolsos e uma arquitetura excepcional que mistura prédios super modernos com os encantos das construções históricas. Pessoas do mundo inteiro vivem por lá. Notei uma quantidade enorme de pessoas do Oriente médio (não é uma crítica, somente um fato mesmo).
Chegando na estação London Euston tive a sorte de encontrar uma brasileira que trabalha na estação para me auxiliar a pegar o metro correto até minha hospedagem. É sempre bem-vindo “esbarrar” com brasileiros em momentos que ainda estamos um pouco perdidos em um lugar novo.
O primeiro dia na famosa cidade foi de reconhecimento da área próxima a hospedagem.
PALÁCIO DE BUCKINGHAM
Pode ser clichê, mas o Palácio de Buckingham tinha que ser a minha primeiríssima atração em Londres. A famosa sacada me relembrou o romântico beijo do casal príncipe William e princesa Kate. Falem o que vocês quiserem, mas eu achei lindo o enlace! Não tem como não passar pela frente do famoso palácio e não lembrar de muitos fatos históricos. Por isso a Inglaterra é vista como o berço da civilização moderna.
Confesso que achei o portão lateral do palácio mais bonito do que o portão principal.




Enquanto eu estava fazendo fotos glamorosas em frente ao prédio, houve uma movimentação com policiais, aglomeração de pessoas (incluindo eu) e carros saindo do palácio que até hoje não descobri quem era!
THE DIANA PRINCESS OF WALES MEMORIAL WALK
Saindo do Palácio de Buckingham, caminhando pela rua que parece a Champs-Élysées de Londres, fiz uma rápida parada no The Diana Princess of Wales Memorial Walk. Um lindo parque que deu vontade de fazer um piquenique.





Margeando o parque, continuei o roteiro caminhando pelas ruas de Londres até a próxima atração se vê que as ruas londrinas têm seu charme próprio.



PICCADILLY CIRCUS
Time Square em Londres? Temos! Piccadilly Circus é aquele lugar super agitado com uma grande quantidade de lojas, cinemas e teatros e vários restaurantes para todos os gostos e bolsos. Assim, como a Time Square a praça é conhecida por seus painéis luminosos e pela fonte de Eros situada no centro. Para os que curtem como eu, é nessa praça que está o Hard Rock Café Piccadilly Circus. Eu já estive em muitos HRC, mas esse de Londres me surpreendeu com o tamanho da lojinha! Não achei o mais bonito, mas com certeza foi o com maior variedade de produtos. Em breve teremos um novo HRC aqui em SC (onde eu vivo) e pelo projeto será espetacular.





WEMBLEY PARK
Saindo daquele passeio bem clichê, um lugar para alegria do meu marido: Wembley Stadium. Ah gente, ele fica tão feliz de ir nos estádios!
Wembley foi o palco da final da Champions League em 2024 e infelizmente eu não fui! Gente, como é complicado para conseguir um ingresso para esse evento, além de caro!
Saindo da estação Wembley Park a gente começa a caminhar por um lindo calçadão com vários cafés e restaurantes até chegar a entrada do estádio. Eu coloco essas atrações nos meus roteiros porque meu marido gosta de futebol, mas eu confesso que estou gostando de ir conhecer os estádios!
Um resuminho sobre o estádio: foi construído por Sir Robert McAlpine e inaugurado pelo rei Jorge V em 1923. Foi demolido em 2003 e reinaugurado em 2007. Sediou as Olimpíadas, Copa do Mundo, Champions League e teve a honra de presenciar jogando um dos melhores jogadores do mundo, nosso Pelé.
O tour é muito legal, o estádio é um dos mais bonitos que visitei. Fizemos até foto como se tivéssemos com os jogadores ingleses.









THE NACIONAL GALLERY
Segundo dia foi o dia do museu The Nacional Gallery. Passeio que eu chamo de “xuxu beleza”, pois é gratuito, estruturado, local fechado (bom para dias chuvosos) e podemos admirar obras extraordinárias como quadros de Rembrandt, Tiziano, Velázquez, Van Gogh e Michelangelo! É a galeria de arte mais importante de Londres. Além de todas as obras maravilhosas, o prédio também é lindíssimo.
Apesar de ser gratuito, é necessário fazer agendamento. No dia que eu fui haviam vários grupos de crianças, com seus professores, fazendo desenhos dos quadros que estavam observando. Achei incrível!
Em frente a The Nacional Gallery está a Trafalgar Square que é uma praça muito bonita com uma enorme fonte.








THE HOUSEHOLD CAVALRY MUSEUM
Seguindo o roteiro esbarrei sem querer no The Household Cavalry Museum. Assisti muitos vídeos dos guardas reais gritando com as pessoas sem noção que ficam desrespeitando o trabalho deles. Claro, que eu parei para fazer foto e vídeo.
The Household Cavalry Museum fica dentro do Horse Guards em Whitehall, um dos edifícios mais históricos de Londres. Passei mais de uma vez pela frente e sempre tem muitas pessoas fazendo vídeos e fotos. Por sorte eu fiz a foto sem nenhum incidente! Fui comportada.



COVENT GARDEN
A próxima parada foi no Covent Garden, um lugar que alegra o coração da gente. São três pavilhões cobertos que passaram a alojar o mercado de flores, frutas e legumes do século XVI. O lugar reúne bons restaurantes, cafés e lojinhas de produtos artesanais. Tive a sorte de assistir, enquanto almoçava, uma cantora lírica e um quarteto de cordas maravilhoso se apresentar! Dá para se perder no tempo e ficar o dia todo só aproveitando a vibe do local.



Quem é fã de Sherlock Holmes como eu, entende que eu não pude resistir de fazer uma foto em frente a famosa Scotland Yard. Não foi de proposito, eu simplesmente estava caminhando para a outra atração e me deparei com o prédio!

ELIZABETH TOWER – BIG BEN
A mais famosa atração de Londres, o gigante Big Ben, o relógio mais famoso e pontual do mundo, está de volta! Depois de 5 anos de silêncio, os sinos tocaram novamente em novembro de 2022. Sorte a minha, #sqn Dá para visitar a torre? Sim! Consegui? Não! Se você tem vontade de conhecer a famosa atração, recomendo comprar os tickets com bastante antecedência.
Apesar de nós chamarmos o relógio de Big Ben, esse não é o nome da torre, mas sim o nome do maior sino dentro da torre, usado para anunciar as horas. O nome era originalmente Clock Tower, mas foi renomeada como Elizabeth Tower em 2012 para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II.




LONDON EYE
Para terminar o segundo dia em Londres outra atração muito famosa: a Roda gigante! Vale a pena perder tempo para ir na London Eye? Para mim valeu. Sabe aquela paradinha para descansar as pernas e ver uma bela vista da cidade? Essa é a chance. É um passeio adorável, apesar de toda a fila para fazer o passeio. Indico comprar o ticket com antecedência e se puder compre também o fura fila. Tem um combo para passeio na roda gigante e passeio de barco que achei interessante, mas não consegui fazer por conta do horário.






LONDON BRIDGE
A London Bridge e arredores é um lugar para passear com tranquilidade e carinho. O Tour passa pela passarela, pelas duas torres, o museu e a lojinha. (Tem muitos souvenirs legais nessa lojinha). Comprei um pingente de natal da ponte para pendurar na minha árvore. Nos vidros da passarela você tem o desenho das atrações que você consegue avistar a partir da maravilhosa panorâmica.






BOROUGH MARKET
Pertinho London Bridge está o Borough Market que ganhou um cantinho no meu coração. Eu nem consegui caminhar por todo o lugar, pois é um lugar grande e estava lotado, contudo já gostei logo que coloquei meus sapatinhos no local. Borough Market é uma instituição de caridade, administrada por um conselho de curadores voluntários. A ideia do mercado é se conectar com as pessoas através da comida. Comigo deu certo!



HARRODS
A gente sempre encontra um tempinho para visitar as grandes lojas e shops, não é mesmo? Pois então, fui conhecer o famosos HARRODS. Genteeee, nunca vi uma loja de departamento dessa magnitude. Aviso: antes de ir, dê uma espiadinha no site e verifique o guia e o mapa da loja, pois eu não o fiz e fiquei perdida quando cheguei lá. A lojinha da Harrods fica no subsolo, é imensa e tem muitas coisinhas que você irá amar. Spoiler: dá vontade de comprar tudo!



SHERLOCK HOLMES MUSEUM
Temos amantes de Sherlock Holmes por aqui? Eu estava muito ansiosa para conhecer o famoso 221B Baker Street. São tantas histórias vividas pelo personagem nesse endereço. Quem nunca se imaginou lá? Me senti dentro da história participando e solucionando os casos. Os colaboradores do museu estavam caracterizados como os personagens da época.
O Sherlock Holmes Museum recria o mundo iluminado a gás do icônico detetive de Londres e seus arredores vitorianos. De acordo com as histórias de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes fez desta casa sua residência de 1881 a 1904. O local é repleto de móveis e curiosidades vitorianas autênticas, e um tesouro de itens pertencentes a Sherlock, seus amigos e adversários.






ABADIA WESTMINSTER
Antes de eu falar qualquer coisa, uma dica: compre os tickets com antecedência! Havia inserido a Abadia de Westminster em um dia com outras atrações nas proximidades, deixe para comprar na hora e daí… não consegui o ingresso.
É muito legal a gente poder conhecer pessoalmente um lugar que só se via pela televisão ou internet. A Abadia de Westminster é enorme e é a igreja de coroação dos reis e rainhas desde 1066, quando da coroação de Guilherme, o Conquistador. Também foi palco de inúmeros casamentos e funerais reais, assim como de celebrações e comemorações nacionais. Ganhei uma leve bronca pois não é permitido filmar dentro da Abadia. Não é uma igreja Católica, mas sim uma igreja Cristã Anglicana. Alguns dos mais renomados cientistas britânicos estão enterrados na igreja. Sir Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Apesar de ter uma bela escultura de William Shakespeare no canto dos poetas, ele não está enterrado na Abadia de Westminster.










PLATAFORMA 9 ¾
Como dá para reparar Londres tem um pouco de tudo em atrações e passeios. Como é cenário ou inspiração para diversos livros e filmes, dá para fazer roteiros só do seu livro ou filme preferido. Não foi o meu caso, mas quis conhecer a tão falada estão do Harry Potter. Deu um pouco de trabalho para achar o local, teve fila para fazer a foto, mas eu curti! Tem uma loja temática que é linda e tem muitos produtos licenciados e souvenirs legais que também fazem uma foto oficial na “famosa parede”. Você pode utilizar os cachecóis e varinhas dos personagens que estão disponíveis e fazer a foto oficial da loja, mas também pode fazer a foto com seu celular! Pedimos para uma pessoa que estava na fila fazer fotos de mim e com meu marido e o resultado ficou super divertido.



MUSICAL DE VOLTA PARA O FUTURO
De um filme para o outro… Confesso que a vontade de assistir a um musical era quase zero, mas meu marido estava muito animado, porque era o De Volta para o Futuro, que ele já assistiu umas mil vezes! Apesar da minha má vontade, o musical foi super legal! Para quem é fã do filme vale a pena ir e para quem não curte muito, também achei que valeu! Os atores eram bem parecido com os atores e os efeitos especiais surpreenderam demais. Não pode filmar, tampouco fotografar a apresentação o que faz a gente descansar da tela do celular e aproveitar a moda antiga.



HYDE PARK
Para terminar o dia, não tem coisa melhor do que passear pelos parques das cidades. Admito que não tenho paciência/tempo para caminhar por toda a extensão deles, então eu escolhi um cantinho do Hyde Park para andar tranquilamente e esquecer um pouco da agitação da viagem. Paradinha para descansar as pernas e apreciar o pessoal dos patins curtindo o fim do dia. Seguindo a caminhada, hora de sentar e apreciar a vista. Um lindo lago, muitos patos e cisnes e um pôr do sol espetacular.




O último dia é o dia de viagem que sempre deixo livre. Se precisar ou quiser retornar em algum lugar, comprinhas no mercado ou farmácia de última hora, fazer as malas e passear pelas redondezas da hospedagem. A escolha foi passear pelo bairro, Ealing South.
Até breve. Gi

top spot
O Covent Garden Market Building é um lugar imperdível. São três andares de lojas, restaurantes e apresentações. Presenciei duas exibições: uma cantora de ópera e um quarteto de cordas. Além de poder aproveitar algumas das mais famosas chocolatiers que também estão por lá.

feelings
É necessário comprar antecipadamente os tickets de quase todas as atrações. Deixei de conhecer o famoso relógio por deixar para comprar a entrada na hora. Londres é um lugar que tem muitas atrações, planeje bem as atrações que você não quer perder.

info
Estive em Londres em Maio de 2024. Fiquei chocada o sistema de transporte público da Inglaterra. Você não precisa fazer cadastro nenhum, não precisa comprar cartão algum, você apenas utiliza o seu cartão internacional (no meu caso utilizei o wise) na entrada e/ou saída dos transportes públicos que você utilizou e todo final do dia é feito um cálculo para cobrar somente o valor do transporte que você efetivamente utilizou durante o dia inteiro.
